Jovem Aprendiz 2019-09-17T18:21:59+00:00

Despertando grandes potenciais para o mercado de trabalho

Promover a inclusão social por meio de qualificação profissional

O programa Sócio Educativo desenvolvido pela AEDHA prossegue preconizando ações e atividades formativas (que incluem cuidados com lazer, cultura, e esporte para promover sua inserção no mercado de trabalho, paralelamente ao acompanhamento de rendimento e da frequência escolar, valorizando o desenvolvimento biopsicossocial de adolescentes entre quinze anos e meio e dezoito anos incompletos, como também a conscientização de empresas cooperadas em parcerias para o trabalho sócio-educativo, o que assegura à entidade e às cooperadas “QUARENTA ANOS DE TRADIÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL”.

Cursos

Na organização dos conteúdos programáticos de nosso curso de formação profissional, trabalhamos de maneira contextualizada, sempre articulando os conceitos com a realidade social vivida.

As dimensões teóricas e práticas da formação do aprendiz estarão pedagogicamente articuladas entre si, sob a forma de itinerários formativos, possibilitando ao aprendiz o desenvolvimento de sua cidadania, a compreensão das características do mundo do trabalho, dos fundamentos técnico-científicos e das atividades técnico-tecnológicas, específicas à área administrativa, de modo a habilitar profissionais que atuem com postura de um profissional criativo, inovador, competente e atualizado e formar profissionais conscientes das dificuldades de seu ingresso e manutenção no mundo do trabalho.

Espera-se que, ao término do curso, o adolescente/jovem tenha adquirido habilidades que não apenas atendam como superem as expectativas dos contratantes, que demonstrem competências pessoais tais como iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade, adaptação de linguagem, negociação, empatia, observação, persistência, facilidade de comunicação, contornar situações adversas, autocontrole.

Público participante

Adolescentes e jovens de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos, pertencentes a famílias em alto nível de vulnerabilidade social do município de Campinas, sendo estes, preferencialmente, referenciados ao CRAS da Região Sul.

Os adolescentes/jovens são encaminhados: pela rede socioassistencial; por busca do(a)s próprio(a)s adolescentes/jovens e suas famílias; pelas escolas públicas (rede regular de ensino); pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); por outros órgãos públicos e entidades privadas.

Todos os adolescentes a serem atendidos pelo Programa de Aprendizagem Profissional passarão, anteriormente, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional “Cidadania Hoje”, desenvolvido pela AEDHA, com a finalidade de criar vínculos e desenvolver habilidades e competências pertinentes ao mercado de trabalho através de oficinas lúdicas.

Clique no nome do curso para saber detalhes:

  • Objetivos:

    • Propiciar aos adolescentes/jovens a identificação de oportunidade e o contato com as principais rotinas administrativas existentes nas empresas;
    • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
    • Integrar o adolescente/jovem no mundo do trabalho, nas empresas estabelecidas como parceiras, através do Instrumento de Convênio para Promoção do Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
    • Qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos adolescentes/jovens; Conscientizar as empresas do trabalho do(a) jovem como aprendiz, garantindo seu desenvolvimento educativo, sua integridade física e mental;
    • Acompanhar o desenvolvimento profissional do adolescente/jovem nas empresas parceiras integradas contratualmente à AEDHA, promovendo a ampliação dos interesses e potencialidades individuais dos adolescentes/jovens, sob apoio técnico multidisciplinar, garantindo que as atividades tenham permanente caráter educativo;
    • Contribuir com uma formação técnico-profissional, através de atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvida no ambiente da prática profissional;
    • Mediar, através da equipe multidisciplinar, as dificuldades que os adolescentes/jovens encontram no exercício de suas atribuições nas empresas;
    • Promoção da formação político-cidadã, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social;
    • Prevenir as situações de vulnerabilidade e riscos sociais das famílias atendidas garantindo a convivência familiar e comunitária, tendo em vista o enfrentamento do processo de exclusão social.

    Ementa:

    • Formação Inicial (Comunicação; Matemática; Práticas Administrativas; Informática; Desenvolvimento Humano; Segurança do Trabalho
    • Matemática;
    • Educação para o consumo;
    • Ética e Desenvolvimento Pessoal;
    • Empreendedorismo e Desenvolvimento Profissional;
    • Comunicação e Informação;
    • Cidadania e Políticas Públicas;
    • Inclusão Digital;
    • Saúde e meio ambiente;
    • Práticas de Esporte de Participação e Lazer;
    • Segurança no Trabalho;
    • Práticas Administrativas;
    • Trabalho de Conclusão da Vivência Profissional (Relacionamento Interpessoal; Dificuldades e Oportunidades; Experiências Profissionais; Perspectiva profissional para o futuro; Projeto de Vida.).

    Carga horária

    • Teórica Básica: 280hs
    • Teórica Específica: 120hs
    • Total Teórica: 400hs
    • Atividades Práticas: 880hs
    • Total Geral: 1.280hs

    O jovem, ao término do Curso de Formação Profissional, em Auxiliar Administrativo, irá adquirir habilidades na área:

    CBO nº 4110-05 – Auxiliar Administrativo: Registrar a entrada e saída de documentos; Triar documentos; Distribuir documentos; Verificar documentos; Identificar irregularidades nos documentos; Conferir cálculos; Classificar documentos; Arquivar documentos; Digitar textos e planilhas; Preencher formulários; Preparar formulários e planilhas; Coletar dados; Dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos; Verificar prazos estabelecidos; Localizar processos; Acompanhar notificação de não conformidade; Encaminhar protocolos internos; Atualizar cadastros; Expedir ofícios e memorandos; Atender clientes; Executar rotinas de apoio na área de recursos humanos; Controlar material de expediente; Levantar a necessidade de materiais; Requisitar materiais; Solicitar compra de material; Conferir material solicitado; Providenciar devolução de material fora de especificação; Distribuir material de expediente; Controlar expedição de malotes e recebimentos; Pesquisar preços.

  • Objetivos:

    • Propiciar aos adolescentes/jovens a identificação de oportunidade e o contato com as principais rotinas do ambiente educacional.
    • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
    • Integrar o adolescente/jovem no mundo do trabalho, nos ambientes educacionais estabelecidos como parceiros, através do Instrumento de Convênio para Promoção do Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
    • Oportunizar qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos adolescentes/jovens;
    • Conscientizar as instituições escolares do jovem como aprendiz, garantindo seu desenvolvimento educativo, sua integridade física e intelectual;
    • Acompanhar o desenvolvimento profissional do adolescente/jovem nos ambientes educacionais parceiros e integrados contratualmente à AEDHA, promovendo a ampliação dos interesses e das potencialidades individuais dos adolescentes/jovens, sob apoio técnico multidisciplinar, garantindo que as atividades tenham permanente caráter educativo;
    • Contribuir com uma formação técnico-profissional, através de atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvida no ambiente da prática profissional;
    • Mediar, através da equipe multidisciplinar, as dificuldades que os adolescentes/jovens encontram no exercício de suas atribuições no ambiente educacional;
    • Promover a formação político-cidadã, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo, através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia para o convívio social;
    • Prevenir as situações de vulnerabilidade e riscos sociais das famílias atendidas, garantindo a convivência familiar e comunitária, tendo em vista o enfrentamento do processo de exclusão social.

    Ementa:

      • Formação Inicial (Comunicação; Matemática; Auxiliar Administrativo de Bibliotecas e Escolas; Informática; Desenvolvimento Humano; Contador de Histórias; Práticas de Recreação e Lazer; Organização Escolar);
      • Matemática;
      • Ética e Desenvolvimento Pessoal;
      • Empreendedorismo e Desenvolvimento Profissional;
      • Comunicação e Informação;
      • Cidadania e Políticas Públicas;
      • Inclusão Digital;
      • Saúde e Meio Ambiente;
      • Práticas de Recreação e Lazer;
      • Organização Escolar;
      • Auxiliar Administrativo de Bibliotecas e Escolas;
      • Contador de Histórias;
      • Trabalho de Conclusão da Vivência Profissional.

        Carga horária

          • Teórica Básica: 268 (duzentos e sessenta e oito) horas;
          • Teórica Específica: 284 (duzentas e oitenta e quatro) horas;
          • Total Teórica: 552 (quinhentas e cinquenta e duas) horas;
          • Atividades Práticas: 1.288 (mil, duzentas e oitenta e oito) horas;
          • Total Geral: 1.840 (mil, oitocentas e quarenta) horas.

        O jovem, ao término do Curso de Formação Profissional, em Arco Ocupacional da Educação terá consciência de seus compromissos pessoais de desenvolvimento e de seu processo de escolarização e irá adquirir habilidades nas áreas de:

        • CBO nº 4110-10 – Auxiliar Administrativo de Bibliotecas e Escolas: Tratar documentos; Preencher documentos; Preparar relatórios, formulários e planilhas; Acompanhar processos administrativos; Atender clientes e/ou fornecedores; Executar rotinas de apoio na área de recursos humanos; Prestar apoio logístico; Demonstrar competências com trabalho em equipe, iniciativa, flexibilidade, adaptação de linguagem, persistência, organização e autocontrole.
        • CBO nº 3714-10 – Monitor de Recreação: Auxiliar na executar de atividades recreativas, promover atividades lúdicas estimulantes à participação, auxiliar na elaboração de projetos / atividades recreativas, atender clientes, auxiliar no setor de recreação, auxiliar na administração de equipamentos e materiais para recreação, trabalhar com segurança, comunicar-se; Demonstrar competências com trabalho em equipe, comprometimento educacional, liderança, criatividade, dinamismo, extroversão e disciplina.
        • CBO nº 2625-05 – Contador de Histórias: Interpretar personagens, ensaiar obras dramáticas, desenvolver procedimentos para interpretar, desenvolver pesquisas, comunicar-se; Demonstrar competências com trabalho em equipe, sensibilidade, conhecimentos artísticos e autodisciplina no trabalho.
        • CBO nº 3341 – Reforço Escolar: Auxiliar nos cuidados com a segurança dos alunos, ajudar na inspeção do ambiente escolar e no transporte, auxiliar na orientação de alunos e responsáveis, prestar apoio às atividades acadêmicas, acompanhar as atividades livres dos alunos, organizar ambiente e transporte escolar; Demonstrar competências com cordialidade, paciência, equilíbrio emocional, flexibilidade, credibilidade e comunicação.
  • Objetivos:

    • Propiciar aos adolescentes/jovens a identificação de oportunidade e o contato com os principais serviços administrativos;
    • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
    • Integrar o adolescente/jovens no mundo do trabalho, nas empresas estabelecidas como parceiras, através do Instrumento de Convênio para Promoção do Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
    • Qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos adolescentes/jovens;
    • Conscientizar as empresas do trabalho do(a) adolescente/jovem como aprendiz, garantindo seu desenvolvimento educativo, sua integridade física e mental;
    • Acompanhar o desenvolvimento profissional do adolescente/jovem nas empresas parceiras integradas contratualmente à AEDHA, promovendo a ampliação dos interesses e potencialidades individuais dos adolescentes/jovens, sob apoio técnico multidisciplinar, garantindo que as atividades tenham permanente caráter educativo;
    • Contribuir com uma formação técnico-profissional, através de atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvida no ambiente da prática profissional;
    • Mediar, através da equipe multidisciplinar, as dificuldades que os adolescentes/jovens encontram no exercício de suas atribuições nas empresas;
    • Promover a formação político-cidadã, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social;
    • Prevenir as situações de vulnerabilidade e riscos sociais das famílias atendidas, garantindo a convivência familiar e comunitária, tendo em vista o enfrentamento do processo de exclusão social.

    Ementa:

    • Formação Inicial (Comunicação; Matemática; Práticas Administrativas; Informática; Desenvolvimento Humano; Segurança no Trabalho);
    • Matemática;
    • Educação para o Consumo;
    • Ética e Desenvolvimento Pessoal;
    • Empreendedorismo e Desenvolvimento Profissional;
    • Comunicação e Informação;
    • Cidadania e Políticas Públicas;
    • Inclusão Digital;
    • Saúde e Qualidade de Vida;
    • Práticas de Esporte de Participação e Lazer;
    • Segurança no Trabalho;
    • Práticas Administrativas;
    • Trabalho de Conclusão da Vivência Profissional (Relacionamento Interpessoal; Dificuldades e Oportunidades; Experiências Profissionais; Perspectiva profissional para o futuro; Projeto de Vida).

    Carga horária

      • Teórica Básica: 333 (trezentos e trinta e três) horas;
      • Teórica Específica: 219 (duzentas e dezenove) horas;
      • Total Teórica: 552 (quinhentos e cinquenta e duas) horas;
      • Atividades Práticas: 1.288 (mil, duzentas e oitenta e oito) horas;
      • Total Geral: 1.840 (mil, oitocentas e quarenta) horas.

    O jovem, ao término do Curso de Formação Profissional, em Administração, irá adquirir habilidades nas áreas de:

    • CBO nº 4151-05 – Arquivista/Arquivador: Orientar usuários; Recuperar dados e informações; Disponibilizar fontes de dados para usuários; Providenciar aquisição do material para o acervo; Incorporar material ao acervo; Organizar o acervo; Preservar acervo; Prestar serviço de comutação; Alimentar base de dados; Elaborar estatísticas. Terá consciência de seus compromissos pessoais de desenvolvimento de seu processo de escolarização.
    • CBO nº 4141-05 – Almoxarife: Recepcionar produtos; Conferir produtos e materiais; Registrar documentos de lançamentos; Armazenar produtos e materiais; Distribuir produtos, materiais e reparar volumes; Controlar estoque; Organizar o almoxarifado. Terá consciência de seus compromissos pessoais de desenvolvimento de seu processo de escolarização.
    • CBO nº 4110-05 – Auxiliar de Escritório/Administrativo: Tratar documentos; Preencher documentos; Preparar relatórios, formulários e planilhas; Acompanhar processos administrativos; Atender clientes e/ou fornecedores; Executar rotinas de apoio na área de recursos humanos; Prestar apoio logístico. Terá consciência de seus compromissos pessoais de desenvolvimento de seu processo de escolarização.
    • CBO n° 4122-05 – Contínuo/Office-boy/Office Girl: Transportar documentos, objetos e valores (exceto malotes); Operar malotes de correspondência; Protocolar documentos e objetos (exceto malotes); Auxiliar secretaria; Executar serviços gerais; Transmitir mensagens orais e escritas. Terá consciência de seus compromissos pessoais de desenvolvimento de seu processo de escolarização.
  • Objetivos:

    • Contribuir nos processos ligados ao comércio, de acordo com as diretrizes organizacionais;
    • Contribuir com o planejamento e as ações de venda de produtos e serviços;
    • Auxiliar no gerenciamento do relacionamento da empresa com o mercado, com base em estudos e pesquisas, análise do ambiente e da concorrência;
    • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
    • Integrar o jovem no mundo do trabalho, nos comércios estabelecidos como parceiros, através do Instrumento de Convênio para Promoção do Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
    • Qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos jovens;
    • Conscientizar os comércios do trabalho do(a) jovem como aprendiz, garantindo seu desenvolvimento educativo, sua integridade física e mental;
    • Acompanhar o desenvolvimento profissional do jovem nos comércios parceiros integrados contratualmente à AEDHA, promovendo a ampliação dos interesses e potencialidades individuais dos jovens, sob apoio técnico multidisciplinar, garantindo que as atividades tenham permanente caráter educativo;
    • Contribuir com uma formação técnico-profissional, através de atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvida no ambiente da prática profissional;
    • Mediar, através da equipe multidisciplinar, as dificuldades que os jovens encontram no exercício de suas atribuições nos comércios;
    • Promover a formação político-cidadã, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social;
    • Prevenir as situações de vulnerabilidade e riscos sociais das famílias atendidas, garantindo a convivência familiar e comunitária, tendo em vista o enfrentamento do processo de exclusão social.

    Ementa

    • Formação Inicial (Comunicação; Técnicas para o Comercio Varejista; Desenvolvimento Humano; Segurança no Trabalho);  
    • Matemática;
    • Educação para o Consumo;
    • Ética e Desenvolvimento Pessoal;
    • Empreendedorismo e Desenvolvimento Profissional;
    • Comunicação e Informação;
    • Cidadania e Políticas Públicas;
    • Inclusão Digital;
    • Saúde e qualidade de vida;
    • Esporte de Participação e Lazer;
    • Segurança no Trabalho;
    • Projeto de Orientação Profissional;
    • Técnicas para o Comércio Varejista;
    • Trabalho de Conclusão da Vivência Profissional (Relacionamento Interpessoal; Dificuldades e Oportunidades; Experiências Profissionais; Perspectiva profissional para o futuro; Projeto de Vida).

    Carga horária

      • Teórica Básica: 235 (duzentos e trinta e cinco) horas;
      • Teórica Específica: 165 (cento e sessenta e cinco) horas;
      • Total Teórica: 640 (seiscentos e quarenta) horas;
      • Atividades Práticas: 880 (oitocentos e oitenta) horas;
      • Total Geral: 1.280 (mil, duzentos e oitenta) horas.

    As atividades serão referentes ao de Comércio Varejista, verificado o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo este:

    • Vendedor de Comércio Varejista nº 5211-10: Controlar entrada e saída de mercadorias; Expor mercadorias nos pontos de venda; Promover a venda de produtos; Demonstrar Produtos; Preparar mercadorias para venda; Vender produtos; Atender clientes; Trabalhar com segurança; Comunicar-se.
  • Propiciar aos adolescentes a identificação de oportunidade e o contato com os principais serviços administrativas existentes no setor bancário;
  • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
  • Integrar o adolescente no mundo do trabalho, nas empresas estabelecidas como parceiras, através do Instrumento de Convênio para Promoção do Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos adolescentes;
  • Conscientizar as empresas do trabalho do(a) jovem como aprendiz, garantindo seu desenvolvimento educativo, sua integridade física e mental;
  • Acompanhar o desenvolvimento profissional do adolescente/jovem nas empresas parceiras integradas contratualmente à AEDHA, promovendo a ampliação dos interesses e potencialidades individuais dos adolescentes/jovens, sob apoio técnico multidisciplinar, garantindo que as atividades tenham permanente caráter educativo;
  • Contribuir com uma formação técnico-profissional, através de atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvida no ambiente da prática profissional;
  • Mediar, através da equipe multidisciplinar, as dificuldades que os adolescentes encontram no exercício de suas atribuições nas empresas;
  • Promover a formação político-cidadã, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social;
  • Prevenir as situações de vulnerabilidade e riscos sociais das famílias atendidas, garantindo a convivência familiar e comunitária, tendo em vista o enfrentamento do processo de exclusão social.

Ementa

  • Formação Inicial (Comunicação; Matemática; Ocupações Bancárias; Desenvolvimento Humano; Segurança no Trabalho);
  • Matemática;
  • Educação para o Consumo;
  • Ética e Desenvolvimento Pessoal;
  • Empreendedorismo e Desenvolvimento Profissional;
  • Comunicação e Informação;
  • Cidadania e Políticas Públicas;
  • Inclusão Digital;
  • Saúde;
  • Práticas de Esporte de Participação e Lazer;
  • Segurança no Trabalho;
  • Projeto de Orientação Profissional;
  • Ocupações Bancárias;
  • Trabalho de Conclusão da Vivência Profissional (Relacionamento Interpessoal; Dificuldades e Oportunidades; Experiências Profissionais; Perspectiva profissional para o futuro; Projeto de Vida).

Carga horária

    • Teórica Básica: 655 (seiscentas e cinqüenta e cinco) horas;
    • Teórica Específica: 265 (duzentas e sessenta e cinco) horas;
    • Total Teórica: 920 (novecentas e vinte) horas;
    • Atividades Práticas: 1.288 (mil, duzentas e oitenta e oito) horas;
    • Total Geral: 1.840 (mil, oitocentas e quarenta) horas.

O jovem, ao término do Curso de Formação Profissional, em Setor Bancário, irá adquirir habilidades nas áreas de:

  • CBO nº 4110-05 – Auxiliar de Escritório: documentação, tanto no trato quanto no preenchimento; auxílio na preparação de relatórios, formulários e planilhas; apoio nos procedimentos administrativos do banco; atender clientes no local ou via telefônica; auxílio na logística do banco;
  • CBO nº 4132-25 – Escriturário de Banco: atender usuários; realizar operações de caixa; fornecer documentos ao cliente; executar atividades de cobrança; apoiar agências e demais setores do banco; administrar fluxo de malotes; compensar documentos; controlar arquivos;
  • CBO nº 4122-05 – Contínuo: transportar documentos e objetos; operar malotes de correspondência; protocolar documentos e objetos; auxiliar secretaria; executar serviços gerais; transmitir mensagens orais e escritas. Irá desenvolver conhecimento sobre o mundo do trabalho. Terá consciência de seus compromissos pessoais de desenvolvimento de seu processo de escolarização.

No palco da vida, eles tem tudo para brilhar

Ao longo desse período de existência, a AEDHA conquistou como parceiras cerca de 3.500 empresas e órgãos públicos. A prioridade do Programa consiste no acompanhamento e no incentivo ao desempenho escolar e da expansão curricular, paralelamente à inserção no mundo do trabalho, em um formato orientado, acompanhado e articulado com outros atendimentos. Hoje, como programa de Aprendizagem Profissional para Auxiliares Administrativos conforme Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5598/2005.

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Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA
Av. das Amoreiras, 165
Parque Itália – Campinas – SP